Alimentos Fitoestrógenos
Se você quer realçar suas características femininas sem alterar drasticamente seu corpo com hormônios femininos pois não percebe-se como uma mulher trans, você pode recorrer aos alimentos fitoestrógenos (estrógenos vegetais, possuem estrutura semelhante à dos estrógenos, os hormônios sexuais femininos) que agirão em seu organismo de forma natural e sutil.
Os alimentos com a maior quantidade relativa de fitoestrógenos são as nozes e sementes oleaginosas (como linhaça, girassol, gergelim, abóbora, castanha do Pará, castanha de caju), seguidas por produtos de soja, cereais e pães, leguminosas (grão-de-bico, feijão branco, feijão preto), produtos cárneos e alguns alimentos processados. Segue algumas dicas de como consumi-los:
- Nozes, castanhas e algumas sementes como a de girassol e abóbora podem ser ingeridas in natura, de preferência sem sal e respeitando o limite diário de consumo (para nozes e castanhas no geral se limita a 4 unidades por dia, exceto a castanha do Pará que se limita a 2 unidades por dia);
- Linhaça deve ser previamente moída e pode ser misturada em cereais, iogurte, frutas e saladas;
- Soja pode ser encontrada em muitos alimentos, mas se repararmos bem na dieta dos orientais notaremos que eles costumam consumir alimentos fermentados à base de soja, como o missô, o tempeh, o natto e o shoyu. Isso porque no processo de fabricação desses alimentos as toxinas da soja são degradadas naturalmente. Se consumida excessivamente, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama devido à estimulação que seus fitoestrogênios causariam em algumas células. Soja sim, mas com moderação.
A segunda melhor opção de consumo é o tofu que, apesar de possuir parte dessas toxinas, é uma fonte proteica de boa digestibilidade e biodisponibilidade, fonte de ferro e de algumas vitaminas do complexo B;
- Espinafre é uma das poucas hortaliças que contém fitoestrógenos na sua composição química, além disso é rico em ferro, o que te ajudará a prevenir a anemia;
- Frutas de alto fitoestrógeno incluem: ameixas secas, pêssegos, framboesas, maçãs, amoras, mirtilos, romãs, uvas e morangos;
- Legumes de alto fitoestrógeno incluem: brotos de alfafa, abóbora, inhame, feijão verde, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, brócolis e repolho.
DIMINUIR O CONSUMO:
Carnes vermelhas: Elevam os níveis de testosterona e esteroides no sangue, em especial a bovina e o porco. Evite seu consumo, e em caso de comê-las, que seja em uma proporção 1:5 (uma vez de carnes vermelhas, para cada cinco vezes de carnes brancas). Se possível, que sejam carnes magras e grelhadas.
Carnes Brancas: Recomenda-se comer frango e outras carnes brancas, especialmente ao vapor ou grelhadas. Evitar fritas.
Embutidos: As carnes salgadas e secas por meio de ar, sol ou fumaça como salsichas, presunto, e o patê, que são carnes processadas, podem provocar leves aumentos na testosterona. Além disso, aumentam o risco de câncer.
Mariscos: Aumentam a testosterona.
Alimentos afrodisíacos: O aumento da libido está relacionada com o aumento na testosterona.
Pimenta picante: Eleva a testosterona indiretamente, por acelerar o metabolismo, e é um afrodisíaco.
Banana: Aumenta o potássio, o que seria excessivo por efeitos de antiandrógenos que retém o potássio, como Espirolactona.
Bebidas alcoólicas destiladas: Whisky, Rum, Tequila, Cachaça, Caipirinha, Vodka e outros destilados sobrecarregam de forma perigosa o fígado e podem provocar dano hepático. Os hormônios sobrecarregam o funcionamento do fígado, e estas bebidas pioram essa pressão.
Cervejas e Bebidas alcoólicas fermentadas: A cerveja e o vinho são excelentes para aumentar os fitoestrógenos e o desenvolvimento dos seios, mas o álcool presente neles sobrecarregam o funcionamento do fígado. O bom é que não causam uma recarga muito elevada (em comparação as bebidas destiladas), podendo ser bebido de vez em quando.
Açúcares: Alimentos doces diminuem a testosterona, mas aumentam a acidez estomacal, o risco de Diabetes, e podem acelerar o envelhecimento. Evite, mas não suprima totalmente seu consumo.
Gorduras Saturadas: Diminuem a Testosterona, porém seu consumo é muito prejudicial para a saúde e aumenta a flacidez corporal.
Ovos e Leite: Ajudam a desenvolver massa muscular se aliado a prática de exercício físico, mas convém não abusar de seu consumo.
Sal: Retém líquidos.
AUMENTAR O CONSUMO:
Água: Ajuda a eliminar as impurezas do corpo, bem como o excesso de ácido úrico, e a manter uma correta hidratação. A atividade física ajuda a evitar a retenção de líquidos, e antiandrógenos como Espironolactona, ajudam a expulsar parte da água do organismo por seus efeitos diuréticos. Limpa os rins e evita o desenvolvimento de cálculos renais.
Peixe: Recomenda-se comer sardinha, bacalhau, salmão, de vez em quando, sem abusar, e como uma forma de compensar a falta de consumo de carnes de outros tipos.
Lácteos desnatados: Ajudam a evitar o excesso de ácido úrico e de gorduras.
Leite de Soja, Carne de Soja (ou Soja): Excelente fonte de fitoestrógenos.
Sementes de Linhaça: Boa fonte de fitoestrógenos.
Hortelã: Aumenta a absorção dos hormônios e é boa fonte de fitoestrógenos.
Alimentos baixos em calorias: Consumi-los diminui a sobrecarga hepática, os radicais livres (que causam o envelhecimento), e melhoram o metabolismo.
Macarrão, Feijões e Cereais: São boa fonte de hidratos de carbono.
Abacate: Boa fonte de óleos e gorduras saudáveis, além de vitaminas.
Tomate: Possui dois compostos que diminuem a testosterona: o licopeno e o fitoflueno.
Frutas e verduras: Pode-se comer todo tipo de frutas e vegetais, mas deve-se restringir algumas frutas como a banana, cujo consumo não recomenda-se no caso de usar Espironolactona.
Suplementos Vitamínicos: As vitaminas são muito importantes para melhorar a pele e a saúde em geral. Recomenda-se consumir mais Vitamina C, que possui efeito antioxidante.
Especiarias termogênicas, como gengibre, alho e canela: Podem fazer a sua pele ficar mais jovem, estabilizar o seu humor, e equilibrar os hormônios.
Chá de hortelã
Hortelã é consumida para controlar o crescimento excessivo de pêlos em mulheres, reduzindo a testosterona. O consumo de dois copos por dia vai ajudar a aumentar os seus níveis de estrogênio.
Inhame, batata doce e mandioca
A raiz do inhame tem sido usada durante séculos para aumentar os níveis de estrogênio.
Linhaça
Além de ser um limpador do cólon, a semente de linhaça tem fitoestrógenos como a soja. Ela tem altos níveis de fibras e deve ser acompanhada com muita água para evitar entupimentos.
Comentários
Postar um comentário